top of page

Isto um dia há-de passar... Será?!?!

Tenho feito uma grande introspecção sobre isto do Corona Virus, isto que está a activar em nós diversos sentimentos, alguns dos quais, lidamos poucas vezes na vida.

Se calhar, o sentimento mais presente no mundo actual é a frequência de pânico. Consegue-se ver isso por exemplo nos mercados financeiros, na governação "atabalhoada" dos Governos e nas compras apressadas só para encher a casa de recursos.

Muita gente está a ser chamada a tomar decisões que não querem. Por exemplo, alguns médicos em Italia estão a tomar decisões sobre vida e morte. Alguns empresários estão a tomar decisões sobre este fica, este sai. Enfim, não é fácil para ninguém, mas também ninguém disse que a vida era um passeio no parque...

E se calhar foi isso que como sociedade nos habituamos, a que as coisas fossem simples, à distancia de um clique num botão.

Como já vivi num pais africano, sei bem, que por vezes as coisas mais simples, são difíceis. Por exemplo, ter água ou electricidade em casa pode ser um verdadeiro desafio. Não estamos claramente nesse patamar, pelo que devemos agradecer diariamente por um conjunto de coisas que damos como adquiridas: água, luz, saude, recursos, etc.

Lembrei-me nestes últimos dias como é adequada as 5 etapas que passamos perante um situação inesperada (por exemplo a morte de um familiar querido) ou perante uma tragédia. Essas fases são:

1. Negação

2. Raiva

3. Negociação

4. Depressão

5. Aceitação

É muito interessante observar que em certa medida e cada um ao seu ritmo entra nestas frequências. Por algum tempo, existiu um Trump, um Bolsonaro, e um Boris Johnson dentro de cada um. Existem inclusive milhares que ainda estão nesta fase. Por exemplo, acompanho uma pessoa de idade que simplesmente não quer ver, não quer saber, quer simplesmente que a vida continue.

A fase de negociação surge com uma evidente manifestação que se eu for melhor, se eu for melhor pessoa, se eu for melhor amigo, tudo vai desaparecer. Isto surge na evidente manifestação dos Arcos Iris: Todos vamos ficar bem.

A depressão é o sentimento para o qual muitos psicólogos estão a alertar. Ficar em casa, pode ter aqui um efeito duplo neste sentimento.

E finalmente a aceitação. Aceitar que tudo está perfeito como está.

Observo com alguma perplexidade como estruturas velhas e gastas estão a reforçar estratégias do passado, algumas das quais nos trouxeram até aqui. É tempo de deitar fora e fazer de novo. Melhorar o que existe levará inevitavelmente para o mesmo sitio que estamos agora.

Como tal, acho importante nesta fase, ter uma atitude real de introspecção, de pausa, de permitir inclusive que a monotonia tome conta.

Este é o presente deste acontecimento, pelo que aproveitem bem...


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page