top of page

Stop Multi-Tasking

Ao mesmo tempo que escrevo este texto, revejo-me no desafio...

Para mim Multi-Tasking será um dos passos mais difíceis de fazer, pois os aliciantes são muitos. As funções que temos hoje são muitas: trabalho, família, filhos, desporto, meditação, evolução e crescimento pessoal, etc...

Estou certo que muitas vezes devem se sentir um verdadeiro malabarista...

Quem é que não se senta a ver TV e pega no telemovel para ver se tem alguma mensagem ou algo interessante no telemóvel? Quem não visita o telemovel de forma periódica e quase obsessiva o telemóvel ao longo do dia?

É muito fácil ver hoje em dias pessoas a andar a pé e a escrever no telemóvel. É possível inclusive andar de carro e responder a mensagens...

Nos Estados Unidos estão a estudar a hipótese de legislar o proibir o uso do telemóvel enquanto se anda a pé, pois colocaste a ti e aos outros em perigo.

Recentemente as Operadoras fizeram um estudo e cada pessoa em média visita o telemovel, 120 vezes por dia, nem que seja para ver se têm uma mensagem. Há 3 anos atrás o numero de visitas era de 60 por dia. Ou seja, num espaço de 3 anos, duplicou essas visitas. Algumas delas são simplesmente para nada...

O que procuramos quando olhamos para o telemóvel? Procurarmos responder a uma necessidade de Desafio e União. É por isso que é tão viciante. Em termos neurológicos é o equivalente a uma droga.

O que era para ser um auxiliar, está cada vez a se tornar uma prisão. Toca a todos: adultos, adolescentes e até crianças. É um desafio transversal a toda a sociedade. Basta ver os casais num café mexendo no telemóvel sem falar, ver os adolescentes num café cada um com um telemóvel na mão e até ver uma criança a mexer num telemóvel num restaurante (até parece que é a "única" maneira da criança estar quietinha e não incomodar), para chegar a essa conclusão.

Bom ou mau, nem sei, mas quando me meto na versão multi-tasking, acabo por estar desfocado, correndo e rezando para que aquela tarefa acabe rápida, passando etapas essenciais. Perco o foco, perco os estímulos adequados, perco os sinais da vida e crio uma ansiedade acrescida e desnecessária.

Há cerca de 1 ano tirei o Facebook do telemóvel. Ganhei Liberdade. É mesmo libertador.... Por vezes penso que seria bem mais fácil ter um telemovel no tempo da pedra.

Há um tempos atras vi um vídeo muito interessante sobre uma pessoa que se apelidava de multitasking. Foi sujeito a um exame onde estava a conduzir e tinha que fazer uma manobra difícil e em simultâneo recebia um telefonema importante. O resultado foi que acabou por ter um acidente.

Qual é a solução?

Treinar para manter o Foco. Sim é um treino constante e diário... Estar centrado no presente, estar centrado na respiração, estar centrado no simples andar, estar concentrado numa tarefa por mais mudana que seja.

Vejamos o tempo como dinheiro. Se fosse dinheiro estou certo que cada um respeitava mais o seu bem mais precioso: O TEMPO. Existe um filme Hollywodesco que aborda este tema: In Time. Aconselho...

A minha observação é que subtraiam tecnologia e mantenham o foco. Uma coisa de cada vez....

Em caso de duvida perguntem-se a si mesmos, QUAL É A MINHA INTENÇÃO, AGORA?

E consoante a resposta, permitam-se estar nesse registo.

Ao não fazermos isto processo, passamos a viver uma vida que nos passa ao lado. Uma vida the life-on-the-go, semelhante a aqueles conceitos que vemos nos aeroportos de eat-on-the-go, onde pouco saboreamos.

Abraço Transformador,

Pedro Nóbrega


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page