top of page

Trabalhe como trabalhasse numa plataforma petrolífera

Quando lidei com o sector petrolífero aprendi uma coisa muito valiosa que quero partilhar.

Numa plataforma existe um sistema de rigor e segurança muito grande, pois o investimento feito e risco são enormes.

Mundialmente são produzidos diariamente cerca de 90 milhões de barris de petróleo, sim diariamente, o maior acidente jorrou 2 milhões de barris para o ambiente (em 2 meses). Ou seja, por estes números dá para perceber que é um sector com alto risco, mas também seguríssimo....

Qual foi a solução que mega-empresas como a BP, Shell, Repsol, etc encontraram para diminuir o risco? Empresas essas que facturam mais do que o PIB português?

Eis que a melhor forma de lidar com a situação

Através da Liderança e Responsabilidade Pessoal...

Iiii... Mas como?

Simples... Os operadores da plataforma perante uma ordem expressa de um chefe, tipo vira aquela manivela, aciona isto ou aquilo, caso, em consciência não concordarem, eles simplesmente não fazem. Cabe a cada trabalhador tomar a decisão final em consciência.

É por isso que o sector petrolífero é dos mais seguros, apesar do altíssimo risco.

Seria tão bom transcrever esta experiência para os restantes sectores. Eu acredito que se cada pessoa for líder de si, viver baseado na prosperidade de alternativas profissionais e se em algum instante for colocado entre a espada e a parede, escolherá a espada.

Ao escolher a espada, deixa a vida acontecer pois, por vezes, para ter tudo é necessário estar disposto a perder tudo...

Seguir as nossas convicções e valores é crucial para uma vida profissional leve. Leveza profissional é o que falta ao mercado em geral, por isso, as pessoas ficam pesadas e deprimidas e recorrem aos ansiolíticos como se fosse solução para alguma coisa.

Muitas pessoas, por não serem verdadeiras consigo mesmas, acabam por criar anti-corpos profissionais, vivendo e criando um ambiente tóxico, infectando esse ambiente.

Para os amantes da condição humana, aconselho a verem o documentário Experimenter (https://www.youtube.com/watch?v=O1VOZhwRvWo&t=11s), onde espelha que um colaborador cumpre as ordens cegamente, principalmente quando pressionado.

Existe um instante em que profissionalmente o ideal é mesmo estar sem medos, de peito aberto e aceitar o resultado por via da honestidade intelectual e pessoal.

Individualmente ao demitirmo-nos desta função, impedimos que as organizações se organizem. Em limite elas acabarão por se adaptar às pessoas e não o oposto.

Portanto, faça a sua parte com coragem,

Abraço Transformador,

Pedro Nóbrega


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page